terça-feira, 28 de setembro de 2010

Valsa com Bashir

ואלס עם באשיר (Vals im Bashir) - Ari Folman (2008)


Esse filme é um documentário-animação israelense e em algumas cenas (do meio para o fim), é utilizada a técnica de rotoscopia. Após assistir a essa película o que mais veio à minha mente foram perguntas - como pode alguém julgar que é certo matar um dos "seus"?! Como pode um ser humano permitir o sofrimento do seu "igual"?! O que leva a repetir os traumas causados pelo holocausto?!-, as pessoas na Palestina não vivem de esperança, vivem de destroços, de famílias despedaçadas, lares em ruínas, vivem de perdas constantes. Esse triste episódio foi um dos fatores que fez com que a memória do personagem principal se esquecesse de algumas passagens do Massacre de Sabra e Chatila.


O filme tem 90 min. e o idioma original é hebraico.


Sobre Ari Folman
Foi veterano da Guerra do Líbano em 1982, quando tinha entre 19 e 20 anos. Recebeu prêmios como Ophir Award (melhor direção), Golden Globe Award (melhor filme estangeiro), entre outros.


Outros filmes dirigidos por ele
- Sha'anan Si (1991)
- Saint Clara (1996)
- Made in Israel (2001)


Trilha Sonora:
- Enola Gay - O.M.D.
- This Is Not a Love Song - P.I.L.

- Concerto for Piano in F Minor BWV 1056 - Bach


Ouça aqui!


Veja o trailler aqui!


Uma pequena observação que para alguns pode ser desnecessária, é que quando digitamos "Palestina" no google são imagens deste tipo que aparecem:











Um comentário: