quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Poesia Filet!

Charles Baudelaire - As Flores do Mal

"A tolice, o pecado, o logro, a mesquinhez
Habitam nosso espírito e o corpo viciam,
E adoráveis remorsos sempre nos saciam,
Como o mendigo exibe a sua sordidez."

O livro começa com essa estrofe, que leva o título de "Ao Leitor", é para ser
lido aos poucos,as poesias são densas, tanto pelo vocabulário quanto pelo 
conteúdo, merecem ser relidas para melhor compreensão. Confesso que ainda
não terminei de ler, resolvi revesar um pouco com um outro livro mais leve, 
assim há tempo suficiente para digerir a essência de cada uma das poesias. 
As rimas sempre são intercaladas em AABB ou ABAB (por favor se eu disse 
alguma bobagem me corrijam, notei isso pela minha análise leiga) e, entre
uma 
outra aparece um soneto, que era considerado um formato perfeito
assim como a sonoridade, que também estava ligada a esse conceito. De
pronto percebemos que Baudelaire é um gênio, um mestre!

As Flores do Mal tem aprox. 200 páginas (varia de acordo com a edição) e custa
de R$ 12,00 até 
R$ 40,00 - Várias Editoras.

Ouras Obras de Charles Baudelaire:

- Escritos Sobre Arte
- Ensaios Sobre Edgard Allan Poe
- Poesia em Tempo de Prosa
- Meu Coração Desnudado
- Manual do Dandi - A Vida Com Estilo

P.S.: Há textos que podem ser encontrados na internet. Dedico esse post a
Celso Soldi um amigo, que me indicou essa obra prima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário