sábado, 4 de setembro de 2010

Clipes com Animações Marcantes!

Algumas músicas dos anos 80 alcançaram o topo das paradas não só por causa das letras e do ritmo, mas sim por utilizarem animação e computação gráfica com direito até a stop motion (fotograma), na sua forma mais primitiva. Para as bandas era fundamental que o clipe tivesse um visual inovador, as estreias aconteciam na MTV e quanto maior audácia tivesse a animação, maior era o sucesso que as bandas e o clipe atingiam, assim viravam hits de sucesso e passavam a ser tocadas nas rádios, viravam uma febre!

Land of Confusion - Genesis (1987)
A letra da música discute um pouco sobre a Guerra Fria. Phill Collins mandou fazer bonecos para serem usados no clipe, a gente até reconhece quem são alguns deles...

Addicted to Love - Robert Palmer (1985-1986)
A letra faz uma crítica a Patrick Nagel (artista norte americano conhecido por retratar a beleza feminina e por suas ilustrações para a revista Playboy). Nesse clipe o que há de interessante é o plano de fundo pintado com as cores do crepúsculo e os desenhos de Patrick na versão carne e osso. Ganhou o prêmio de melhor vídeo clipe masculino no VMA em 1986.

You Might Think - The Cars (1982-1984)
Um dos primeiros clipes a utilizar computação gráfica, bem tosco para os dias de hoje mas para a época foi uma grande novidade. Venceu o prêmio de melhor clipe do ano no VMA de 1984.

Money for Nothing - Dire Straits (1985)
Música dos primórdios da MTV, a emissora utilizou também uma das frases para seu slogan: "I want my MTV". Bastou isso para permanecer um bom tempo nas paradas de sucesso das rádios dos EUA e se tornar mais um hit marcante dos anos 80. Em 1985 venceu o Grammy por Melhor Performance de Rock.

Take On Me - A-ha (1984)
Uma das canções de maior sucesso da banda norueguesa não poderia ter um clipe qualquer, foi utilizada uma técnica chamada rotoscopia (esboço de animação), imagina o trabalhão que deu para desenhar tudo à mão! Não demorou muito e a recompensa logo veio, foi só o vídeo estreiar na MTV que a canção virou sucesso absoluto. Com isso, a banda venceu o VMA de 1986 em 6 categorias (Melhores Efeitos Especiais, Melhor Direção, Melhor Novo Artista, Melhor Conceito, VideoClipe Mais Experimental e Escolha dos Espectadores).

Sledgehammer - Peter Gabriel (1986)
Essa música fez parte do álbum de maior sucesso do ex integrante da banda Genesis e, com certeza o que deu um empurrãozinho foi sem dúvida o videoclipe da canção que utiliza a técnica de animação stop motion. Não foi nenhuma surpresa esse clipe ter sido o maior vencedor do VMA em 1987, se não me engano venceu em 9 categorias com direito até ao Prêmio Vídeo Vanguarda.

Thriller - Michael Jackson (1982)
Esse não poderia ficar de fora! Dirigido por John Landis (The Stupids), o que era para ser apenas um videoclipe acabou se tornando um mini filme, um curta de 13 minutos que (ao meu ver), extrapola os limites da animação, maquiagem e figurino. Fez com que Michael ganhasse uma premiação recorde de Grammy e tornou o álbum (que leva o mesmo nome) o mais vendido até hoje. Era exibido com muita frequência na MTV por ser incrivelmente inovador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário